O Flat file CMS se mostra como uma ótima alternativa aos CMSs convencionais de mercado, como por exemplo o próprio WordPress, sendo uma opção mais barata e de fácil manipulação.

Vejamos então tudo sobre esta ferramenta CMS sem banco de dados.

Qual é o significado de CMS?

Para entender o que é o Flat file CMS, é preciso partir do ponto inicial, entendendo primeiramente o que é o próprio CMS.

O CMS, sigla inglês para Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, nada mais é que uma série de funções integradas que visam possibilitar a criação de sites na internet, funções essas que tornam possível que pessoas que não entendam de programação consigam criar o seu site facilmente e em poucas horas. Alguns exemplos deste tipo de sistema são, o famoso WordPress e também o Flat file CMS.

Com o avanço da internet e dos conceitos nas últimas décadas, estar presente neste ambiente virtual é super importante, para quem tem um Negócio, é essencial, por isso, cada vez mais empresas e suas marcas criam seus sites e/ou blogs de serviço ou conteúdo, abrindo mais possibilidades e aumentando o alcance de seus produtos. Mas, já pensou se cada um deles tivesse que criar um site do zero, com toda a programação necessária?

Bem, este foi um assunto muito debatido, tanto que surgiu o CMS, que conforme já vimos, dá toda a base para que seja possível montar estes sites de forma mais ágil e prática.

Qual é a diferença entre o Flat file CMS e o WordPress?

Mesmo buscando trazer mais facilidades para os usuários, as alternativas de CMS são bastante diversificadas, o WordPress se mostra como a opção mais conhecida e utilizada, de fato é, dominando a maior parte do mercado. A Qihost além de seus planos de hospedagem diferenciados do demais, possui a melhor opção para hospedagem WordPress, venha descobrir.

Pode-se dizer que o WordPress, entre todas as opções é o mais robusto, completo, que exige um maior investimento intelectual (cursos, treinamentos, etc) por parte do proprietário do site.

Claro, que ele acaba sendo o sistema ideal para modelos mais pesados, para sua loja e/ou algum sistema de gestão, pois possui opções certamente mais avançadas e com estes fins. Mas e se você não está pretendendo ter nem um nem outro?

É neste ponto então, que surge o Flat file CMS, uma alternativa bem mais em conta, e que mesmo assim consegue entregar uma qualidade e agilidade absurdas.

A diferença mais acentuada entre os dois sistemas é sua relação com o uso de banco de dados. O WordPress é conectado a um banco de dados, todas as postagens e edições são feitas e armazenadas neste banco de dados. Já o Flat file (arquivo em inglês) CMS não utiliza banco de dados, tudo é gravado em arquivos no próprio servidor.

Armazenar em pastas e arquivos, dá muito mais praticidade e leveza aos proprietários e aos consumidores de conteúdo.

Principais vantagens do Flat file CMS

O Flat file CMS se apresenta como uma opção alternativa, bem mais em conta, para quem procura um bom sistema gerenciador para seu site, algumas vantagens para aqueles que querem utilizar um CMS como o Flat file CMS, são:

Velocidade e Performance –  o site se torna bem mais leve devido a sua menor necessidade de espaço, já que não possui banco de dados. Não apenas o proprietário sente essa diferença, mas principalmente o próprio consumidor, que ao navegar entre os posts e páginas perceberá fortemente esta leveza.

Para o proprietário, outro ponto interessante em relação a velocidade, é a rapidez na criação do site.

Simplicidade – O sistema Flat file CMS, em sua essência, exclui a necessidade de qualquer integração ou manutenção em banco de dados, podemos incluir aqui, passo adicional de backup que não se faz necessário neste caso.

E essa simplicidade só não aparece realmente no resultado final, que é tão bem elaborado quanto as alternativas mais pesadas.

Além do mais, estes sistemas contam com uma segurança bastante avançada, e uma manutenção bem mais simples.

Melhores CMS sem banco de dados

Como foi possível observar, o Flat file CMS conta com diversas vantagens, que podem ser muito bem aproveitadas por quem quer criar seu site.

Então, se você se interessou, aqui está uma lista com algumas das melhores opções que não usam banco de dados:

  • CMS Type Mill
  • CMS Grav
  • Wonder CMS
  • CMS Bludit
  • CMS Flex Type

Todas elas são ótimas opções de Flat file CMS, que farão toda a diferença na hora de criar o seu site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Montar um PC Gamer: o que levar em consideração?

Você tem alguma ideia do que levar em consideração no momento de montar um PC Gamer? Com o dólar custando mais de R$ 5, é necessário tomar alguns critérios de forma mais criteriosa para...

Passo a passo para criar um loja virtual: saiba

As empresas que vendem no meio digital podem aumentar o faturamento online de forma expressiva. Por isso, saber como criar uma loja online é muito importante, apesar de não ser uma das alternativas mais...

LiteSpeed: o que é e qual a importância de usar?

O LiteSpeed está na lista dos 4 servidores mais populares do mundo. Pesquisas mostram que em até 2021, cerca de 10% de todos os sites na internet já estavam hospedados nele. Um ponto positivo...