Como criar um logotipo para a empresa?
Apesar de não receber a devida atenção que merece, o logotipo é o principal responsável por criar toda a estrutura visual de determinada empresa. E, assim sendo, determina muito sobre ela e seu estilo: se conta com cores mais vermelhas, estimula a fome e o consumo, pode representar um fast food, se há cores em tom de bebê, pode representar hospitais ou produtos infantis.
Neste artigo, separamos algumas dicas para quem pensa em criar um logotipo para a empresa, mas não tem ideia de como começar a fazer isso. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre o assunto!
1. Pesquisando o mercado
O primeiro passo é fazer uma pesquisa expressiva de mercado para saber como se comportam os seus concorrentes. Dessa forma, terá uma ideia dos padrões que são seguidos por ele.
Cada tipo de empresa costuma seguir um padrão. O que o MACDonald tem em comum com o Burger King? Além dos lanches saborosos, também as cores quentes do logotipo que causa fome e necessidade de consumo.
O mesmo vale para os hospitais: uma grande parcela deles conta com cores mais voltadas para o azul no logotipo. Apesar de, claro, não se tratar de uma regra.
Saber como funciona o concorrente também te ajuda a entender o uso das cores que ele tem e, consequentemente, como o seu persona interage com elas: por que essa loja usou rosa bebê enquanto a outra usou azul bebê? qual seria a reação dos meus clientes se eu invertesse a ordem? Será que a sociedade aceitaria?
Sempre se faça essas perguntas: a sociedade está presa em alguns tabus e características e, quando se tenta inverter isso, pode acabar sendo mal interpretado ou criticado.
2. Procurando por um design
O próximo passo é ir em busca de um profissional que vai cuidar de toda a criação do seu logotipo, isso se você não tiver nenhuma ideia de como fazer.
Geralmente, o preço médio para esse tipo de serviço associado à criação de uma identidade visual para a sua empresa custa na faixa de R$ 500 até R$ 10 mil, tudo dependendo do tempo de experiência do profissional.
Caso prefira criar sem pagar por ninguém que faça, pode usar grandes editores como é o caso do Photoshop e até mesmo o Corel Draw. Neste tipo de serviço, não é indicado que você use alternativas iniciantes como é o caso do Canva e até mesmo o Picsart.
3. Adicionando nos meios de comunicação
Agora é o momento de adicionar esse logotipo nos seus meios de comunicação, sejam eles nas redes sociais como foto de perfil e até mesmo no seu site.
Geralmente, as empresas que possuem sites ou lojas virtuais costumam adicionar essa logomarca no menu da plataforma ou em alguma região que esteja no topo.
Uma dica, caso trabalhe com publicações nas redes sociais, é sempre adicionar a sua criação e identidade visual nos posts para garantir que nenhum concorrente vai copiar a mesma publicação sem fornecer os créditos que são necessários.
Por que criar um logotipo?
Existem vários motivos pelo qual você deveria fazer e criar um logotipo profissional. No entanto, o primeiro deles é porque é através dele que o seu público pode conseguir se lembrar da sua empresa e, assim sendo, vir atrás dos seus serviços.
Quando pensamos em uma marca, o que nos vêm à mente? Pense na Amazon, Prime Video, Mc Donalds, Havan e até mesmo nas Americanas: o que te vem à mente? Geralmente, são itens de identificação como os símbolos dessas empresas!
Como encontrar agências para esse tipo de serviço?
Existe uma variedade de agências digitais que fazem esse tipo de serviço. No entanto, separamos algumas delas para te ajudar a escolher:
- Visão Confiável que surgiu no ano de 2017 e desde então vem realizando serviços de marketing digital focado em estratégias gratuitas da WEB;
- Agência Cembra que focou a especialização em criação de sites, logomarcas e também na publicação de posts nas redes sociais de empresas;
- Marfin, que atua com um dos preços mais “salgados” do mercado mas que conta com excelência e profissionalismo em todos os tipos de serviços;
- Rock Content, a agência de marketing está há mais de 10 anos no mercado e realiza serviços em escala internacional além do Brasil.
E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui conosco quais são as suas dicas para criar um logotipo e ajude os nossos outros leitores. Não se esqueça de nos acompanhar em nosso site oficial para ficar por dentro de todas as nossas publicações.